RebeldeMule

BAMBIRRA, Vânia (1940-2015)

Libros, autores, cómics, publicaciones, colecciones...
Vânia Bambirra

Portada
(wikipedia | página personal)


Introducción

En la Internacional de Allende se escribió:Hija de un sastre comunista, desarrolló desde muy joven la certeza que la construcción social colectiva era el único camino para una vida digna. En 1961, mientras estudiaba sociología, fue parte de los intelectuales que apoyaron la Revolución Cubana. Llega a Chile en 1966 huyendo de la dictadura militar en Brasil y forma parte del grupo de pensadores que desarrollan la visión marxista del capitalismo dependiente latinoamericano, la que tendrá influencia en el programa de la Unidad Popular en 1970.

En la página de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul se escribió:Vania Bambirra (Belo Horizonte, 1940 – Rio de Janeiro, 2015), militante revolucionária e teórica fundadora da Teoria Marxista da Dependência junto com Ruy Mauro Marini e Theotonio dos Santos, foi uma das mais brilhantes intelectuais brasileiras e latino-americanas do século XX e começos do XXI. Perseguida pela ditadura militar, viveu dois exílios (Chile, 1966-1973 e México, 1974-1979). Foi professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), da Universidad de Chile/Centro de Estudios Socioeconómicos (CESO) e da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Além da vida acadêmica, teve uma importante participação como militante e dirigente política na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP, 1961 a 1966), nas Ligas Camponesas, de Francisco Julião; e no Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual participou desde sua fundação em 1979, junto com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, até o ano 2000, quando desvinculou-se.

Autora de uma vasta e rigorosa obra composta de dezenas de livros, artigos e ensaios, Vania Bambirra destacou-se na investigação teórica e na práxis política tendo como preocupação central os temas das estruturas socioeconômicas e políticas particulares ao capitalismo dependente e os desafios e tarefas que se colocam para as lutas revolucionárias e a transição e construção do socialismo na América Latina e Brasil. Sua obra pode ser sintetizada em três eixos principais: capitalismo dependente, revolução e transição e emancipação da mulher. Vania foi uma das poucas pessoas a realizar o empreendimento do estudo sistemático das obras completas de Lênin. No grupo da Teoria Marxista da Dependência, sua contribuição singular vertebrou-se na formulação sobre a diferenciação interna das formações econômico-sociais no capitalismo dependente latino-americano e no estudo sobre experiências revolucionárias da América Latina e as especificidades do ponto de vista da teoria da transição.

Seu livro El capitalismo dependiente latinoamericano (1974) alcançou, até 2011, 15 reimpressões pela editora Siglo XXI. A trajetória de Vania Bambirra pode ser melhor conhecida em seu Memorial Acadêmico, autobiografia intelectual escrita para a UnB em 1991, instituição onde foi reintegrada ao cargo, após a reversão do decreto de cassação imposto pela ditadura.

O Memorial-Arquivo Vania Bambirra e o portal de sua obra vem a cumprir o papel de divulgação ampla, livre e gratuita de seus escritos (com ressalva dos títulos com tiragens comerciais em catálogo, resguardados os direitos autorais da família). Espera-se, assim, contribuir para a preservação de sua memória viva, valorizando a contribuição acadêmica e social do conhecimento legado pela autora e do exemplo que sua biografia inspira para o pensamento crítico e a transformação do Brasil e da América Latina.





Bibliografía compilada





Ensayo





Relacionado:



[ Add all 6 links to your ed2k client ]

Volver a Biblioteca

Antes de empezar, un par de cosas:

Puedes usar las redes sociales para enterarte de las novedades o ayudarnos a difundir lo que encuentres.
Si ahora no te apetece, puedes hacerlo cuando quieras con los botones de arriba.

Facebook Twitter
Telegram YouTube

Sí, usamos cookies. Puedes ver para qué las usamos y cómo quitarlas o simplemente puedes aceptarlo.