Sinopsis:
- [fuente] Ivanilda busca evidencias que provienen que su marido, desaparecido desde 1975, fue prendido por el gobierno brasileño. Romildo busca el cuerpo de su hermano en un cementerio del subúrbio carioca. Madres lloran por sus hijos, asesinados por la policía en las favelas. Ellas pertenecen al grupo “Tortura Nunca Más” que, interactúan entre el recuerdo traumático y el olvido, traen a la tona la memoria de hechos recientes. Revelan aún la seletividad de la historia oficial y construyen una memoria política. Piensan el pasado para que puedan liberar el futuro de los fantasmas que aún los persiguen en el presente.
En CinePlayers se escribió:Ivanilda busca evidências que provem que seu marido, desaparecido desde 1975, foi preso pelo governo brasileiro. Romildo procura pelo corpo de seu irmão num cemitério do subúrbio carioca. Mães choram por seus filhos, assassinados pela polícia nas favelas. Elas pertencem ao grupo Tortura Nunca Mais que, interagindo entre a lembrança traumática e o esquecimento, trazem à tona a memória de fatos recentes. Revelam ainda a seletividade da história oficial e constroem uma memória política. Pensam o passado para que possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda os perseguem no presente.
Memories for Daily Use is a film about oblivion and the construction of political memory: Ivanilda searches for evidence to prove that her husband Itair was arrested by the Brazilian government. He belonged to the communist party and has been missing since 1975. Romildo is looking for the body of his brother Ramirez, missing since 1973, in a cemetery on the outskirts of Rio. Leda visits the street named after her son Marcos, murdered by the military dictatorship, so that his name may never be forgotten. Mothers cry for their children, recently murdered by the police in favelas, and fight for justice.
They all belong to Tortura Nunca Mais group, founded during the Brazilian military dictatorship (1964-1985). These political militants gave their lives for freedom, and were branded as terrorists. The group provides psychological and juridical assistance to the militants and their families, and fights for the declassification of the military archives which may be the key to finding the bodies of political missing persons and revealing how they were killed. Torture still haunts the families who have not had the chance to bury their loved ones. The film moves between remembrance, traumatic oblivion and citizens' rights, attempting to bring to light the memory of recent facts, unveiling the selectiveness of official history, and thinking about the past, so that we may liberate the future from the ghosts that still haunt our present.
Rodrio Giordano, en "A ditadura civil-militar em 10 filmes", en Carta Maoir, escribió:Produzido pelo grupo Tortura Nunca Mais, do Rio de Janeiro, o documentário tem como cerne o exercício de memória em busca da reparação. Depoimentos explicam a história e as atividades do grupo. Familiares são levados às ruas que receberam o nome de seus parentes desaparecidos, onde explicam para os moradores quem foram aquelas pessoas. Uma senhora busca em arquivos do Estado uma prova de que seu marido desaparecido foi preso pelo regime. Um homem procura em um cemitério as ossadas de seu irmão.
No entanto, a grande virtude do filme é a relação que estabelece com a atualidade, bastante rara no cinema brasileiro contemporâneo. Vemos depoimentos de mães que tiveram seus filhos, negros e favelados, mortos sem razão aparente pela polícia militar. Relembrar, portanto, não serve apenas para resolver as questões passadas, mas também para expor a continuidade da truculência militar, agora com vítimas muito mais marginalizadas pela sociedade.
- Otras referencias
- «Memória para uso diário», um filme de Beth Formaggini. Diana Andring, Caminhos da Memória.
- Memória Para Uso Diário, de Beth Formaggini (Brasil, 2007). Rodrigo de Oliveira, Cinética.
- Resenha: “Memória para uso diário”. Metamorfose Susustentável.
Ficha técnica
- Guión: Beth Formaggini.
Música: Aurélio Dias.
Fotografía: Tiago Scorza, Cleisson Vidal (Color). Montaje: Márcia Medeiros, Litza Godoy.
Productora: 4 Ventos / Tortura Nunca Mais.
Intervenciones:
- Miembros del colectivo "Tortura Nunca Mais".
Premios:
- - 2007, Festival do Rio - Festival Internacional de Cine de Río de Janeiro, Premio de la ABD&C, Mejor Documental
- 2007, Festival do Rio - Festival Internacional de Cine de Río de Janeiro, Mejor Largometraje Documental, Premio del Público
DVDRip VO - MKV (X264/AVC+AC3 2.0) [1.38 Gb] (Ripeo de mfccorrea en TPB)
detalles técnicos u otros: mostrar contenido
- Memória Para Uso Diário (2007)
Descargar con Telegram desde RebeldeMule_Documentales
Subtítulos: en castellano e inglés incluidos en el contenedor MKV
Reproducción:
Relacionado:
- Nuevo documental latinoamericano
- [filmo de no ficción] Memória para uso diário (2007)
- [filmo de no ficción] Garapa (2009)
- [filmo de no ficción] El Rati Horror Show (2010)
- [filmo de no ficción] La guerra del fracking (2013)
Salud.